Não tenho tempo para estudar inglês!

 


“Não tenho tempo para aprender inglês”! Você acredita que a frase “não tenho tempo” é uma desculpa esfarrapada para fugir do inglês?

Muitas vezes ouvimos profissionais dizerem que não conseguem aprender inglês por falta de tempo. E, infelizmente, é comum ver julgamentos rápidos e superficiais em relação a essa afirmação – até mesmo de professores(as) de inglês. Pois é...

Entretanto, com base em minha experiência, eu acredito que há questões mais profundas e complexas por trás dessa fala.

A vida moderna é corrida e cheia de responsabilidades. Para uma mãe que trabalha em período integral, cuida dos filhos, da casa e ainda precisa encontrar tempo para si mesma, a frase "não tenho tempo" é uma realidade concreta. A carga mental e física de conciliar todas essas responsabilidades pode ser esmagadora.

Cada pessoa tem um conjunto único de prioridades e urgências.

Um profissional que precisa atender a demandas imediatas de trabalho, cuidar da saúde ou de um ente querido, pode realmente não ter espaço para adicionar mais uma atividade à sua rotina. A questão não é simplesmente de gerenciamento de tempo, mas de priorização das urgências da vida.

A frase "não tenho tempo" também pode mascarar barreiras emocionais e psicológicas.

O medo de falhar, a ansiedade de não conseguir "acompanhar", ou até experiências passadas negativas com o aprendizado da língua podem criar uma resistência interna significativa. Reconhecer e trabalhar essas barreiras é crucial para qualquer progresso.

Sem o apoio adequado, tanto no âmbito pessoal quanto profissional, fica ainda mais difícil encontrar motivação. Um ambiente que incentiva o aprendizado, oferece suporte e entende as dificuldades do aluno é fundamental. Professores, colegas e até familiares desempenham um papel vital nesse processo.

Como educador, sempre calibro meus olhos para além da superfície. Não é meu papel julgar, mas entender, apoiar e oferecer soluções que se adaptem às necessidades individuais de cada aluno.

Flexibilidade, empatia e personalização são chaves para ajudar quem realmente precisa aprender, mas enfrenta obstáculos.

Se você é uma dessas pessoas que diz não ter tempo para aprender inglês, reflita sobre sua fala. De onde ela vem e o que pode estar por trás dessa afirmação? 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Por que não nos preparamos para entrevistas de emprego em inglês?

Como eu aprendi inglês?

Use a pergunta "Tell me about yourself" em sua vantagem