O inglês para 2025: O que queremos e precisamos?


Que objetivos você tem para seu aprendizado do inglês no próximo ano? Eu, particularmente, quero um cenário transformador, focado em habilidades reais e na inclusão de todos que enxergam o inglês como a chave para um futuro mais promissor.

O inglês do futuro precisa preparar as pessoas para interações reais, desde apresentações de trabalho a conversas cotidianas e isso também envolve o uso inteligente da tecnologia.

Com o avanço da inteligência artificial, já é possível criar experiências personalizadas, onde as plataformas de ensino mapeiam as áreas em que o aluno precisa de mais ajuda, como vocabulário específico para negócios, melhor fluência, ou até mesmo preparação para uma entrevista em inglês ou um objetivo acadêmico. Queremos um aprendizado que evolua com o aluno e que responda ao que ele realmente precisa.

Outro ponto essencial para o inglês em 2025 é a acessibilidade. Aprender inglês precisa ser viável para pessoas em diferentes contextos financeiros, sociais e geográficos. E isso significa ter tanto plataformas de qualidade quanto aulas em formatos variados.

Além disso, o aprendizado de inglês precisa promover uma visão multicultural. Em um mundo mais conectado do que nunca, saber inglês é também entender outras culturas e interagir com elas de maneira respeitosa e engajada. O inglês pode abrir portas para o diálogo entre culturas, enriquecendo as experiências e as possibilidades de cada aluno.

Queremos também um cenário mais inclusivo nas empresas. Para 2025, esperamos ver menos preconceito linguístico nos ambientes corporativos, onde profissionais não sejam julgados pelo inglês que estão aprendendo ou pelas suas particularidades de sotaque. É fundamental que os processos seletivos sejam mais éticos e equitativos, focados em avaliar as habilidades de forma justa e acolhedora, e que respeitem o estágio de cada profissional com o idioma, evitando barreiras de julgamento e discriminação.

Um dos aspectos mais inovadores do cenário ideal para o inglês em 2025 é o suporte emocional. Aprender um novo idioma pode ser desafiador e, muitas vezes, desmotiva quem está começando. Um ambiente que apoie o aluno em momentos de ansiedade, que ofereça feedback construtivo e incentive a autoconfiança, faz toda a diferença.

Esse é o inglês que queremos para 2025: inclusivo, acessível, ético, prático e transformador, preparado para atender as reais necessidades dos alunos e alinhado com as demandas de um mundo em constante mudança.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Por que não nos preparamos para entrevistas de emprego em inglês?

Use a pergunta "Tell me about yourself" em sua vantagem

Como eu aprendi inglês?